top of page

Hidráulica

Canalização e Contenção de Obras Hídricas
 

A canalização tem como função o incremento do volume do córrego, aumentando consequentemente o volume transportado pelo canal. Já que, o processo depende de muitos aspectos, como condições topográficas, geotécnicas, faixas de rolamentos de vias ao redor, obras de arte, entre outros. Nem sempre o alargamento e o aprofundamento se tornam fácil.

 

 

Todas essas variáveis hidráulicas ou hidrológicas limitam a criatividade do projetista no dimensionamento das seções da canalização. Ademais, o impacto sobre o meio ambiente é outra preocupação de suma importância.

 

 

Portanto, para contornar isso a Empresa adotou técnicas onde são implantados parques lineares ao longo do percurso do canal, bem como adoção de matérias que se conciliam com naturalidade ao ambiente do local, experiência oriunda dos vastos projetos de recuperação ambiental e engenharia geotécnica.

 

Principais Projetos

 

Projeto de calha de concreto e contenção de taludes para 300m no Rio Gregório, a partir da ponte da Rua Delfino M. C. Penteado. São Carlos - SP – Janeiro de 2002.

 

Estabilização de taludes e canalização do Córrego Ipiranga - Avenida Ricardo Jafet - Janeiro de 1988 - São Paulo - SP.

 

Canalização do Córrego Poá com muro de concreto armado e estacas - Década de 80 - Taboão da Serra.

 

Canalização do Ribeirão dos Meninos de muro de concreto armado com perfis metálicos em I - Década de 90 - São Bernardo do Campo - SP

Dissipadores Hidráulicos e Estruturas de Represamento

 

O dissipador hidráulico e estruturas de represamento tem como definição a transformação de uma parcela da energia mecânica da água em algum outro tipo de energia.

 

Podemos destacar dois tipos de dissipadores hidráulicos, são os ressaltos hidráulicos e por impacto. Nesse primeiro podemos destacar principalmente as escadas hidráulicas comumente encontradas em rodovias, encostas, entre outros. E de impacto, são usualmente usados blocos, que reduzem a velocidade na hora do impacto.
 
No Brasil não há uma normatização dos dissipadores hidráulicos, por isso é de suma importância o profissional ter uma ampla experiência profissional, pois é da determinação do projetista que obteremos resultados positivos na dissipação da energia hidráulica.

 

Como, a Silva Leme sempre necessitou dessa técnica para obter sucesso nas suas obras de contenção, agregou-se muito conhecimento dos variados métodos que podem ser aplicados, conciliando sempre soluções modernas e versáteis.

Principais Projetos:

 

Araguaia / Petrobrás: Proteção de dutos – Projeto padrão de gabiões para proteção de dutos em travessia de córregos. Oleoduto Barueri-Brasília. - Fevereiro de 2003.

 

Araguaia / Petrobrás: Proteção de duto exposto em travessia de córrego. Faixa OSBRA, km 18. Artur Nogueira - SP - Abril de 2003.

 

Caixa de dissipação por impacto e bacia de retenção. Rua Hércules Sachi. São Carlos SP - Setembro de 2004.

 

Programa Habitar Brasil (BID) - Jardim Gonzaga – Projeto de escada hidráulica e canal para controle de águas pluviais. São Carlos - SP – Maio de 2002.

 

Proteção da Nascente do Córrego Santa Fé e Rede de Águas Pluviais - Rua Francisco Possa - Bairro Santa Felícia. São Carlos SP - Março de 2003.

 

Projeto Executivo de duas lagoas de Retenção e Parque na região do Córrego Lazzarini. São Carlos SP – Setembro de 2006.

 

São Paulo Apargatas S/A - Recuperação das Lagoas de Homogeneização. Tatuí - SP

bottom of page